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Arquiteto: Como Fazer Mais Vendas Por Indicação 

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Quantas vezes você indicou algum produto ou serviço para um amigo ou familiar?

Não importa se a indicação foi feita por conta da qualidade do serviço, do preço ou da experiência que o cliente recebeu. O fato é que clientes satisfeitos estarão sempre dispostos a recomendar o seu serviço mas, mesmo sabendo disso, nem sempre incentivamos a venda por indicação. 

Indicar aquele produto ou serviço que entregou uma experiência positiva (e até mesmo as negativas) é um ato natural do ser humano, e fazemos isso há milhares de anos. Você certamente já indicou aquela série viciante do Netflix para alguém e com certeza já assistiu a alguma indicação. 

No artigo de hoje você confere as melhores dicas de como conquistar novos clientes a partir da indicação dos seus clientes antigos. Boa leitura! 

O que são as vendas por indicação? 

De maneira resumida, é a ciência de gerar novas vendas para o seu negócio utilizando apenas os seus clientes atuais – sem investimentos de marketing nas redes sociais ou em mecanismos de busca como o Google.

O grande fundamento por trás de uma venda por indicação é que, quanto mais os seus clientes estiverem satisfeitos com o serviço que você entrega, maior é a probabilidade de recomendarem o seu trabalho para outra pessoa.

Parece fácil, né? Mas nem sempre isso é verdade. Um dos grandes erros que profissionais cometem é assumir que o seu cliente irá indicar o seu serviço de maneira espontânea. 

É claro que isso pode acontecer, especialmente se você for capaz de entregar um trabalho incrível, solucionando os problemas do cliente e proporcionando uma experiência única e encantadora. No entanto, na maioria das vezes, você precisa deixar bem claro para o cliente que deseja que ele indique os seus serviços. 

Por que apostar nas vendas por indicação? 

Esse canal costuma ser um dos mais vantajosos para qualquer empresa, independente do tamanho do seu negócio. Isso porque uma recomendação de alguém em quem confiamos possui maior credibilidade do que qualquer anúncio. 

A seguir você confere as dicas do VEJA OBRA para conseguir realizar mais vendas por indicação e alavancar os resultados do seu negócio! 

1) Reduz o seu custo de aquisição

A venda por indicação é extremamente vantajosa pois, além de não precisar de nenhum investimento, o cliente em potencial chega até você com menos objeções de compra – e isso é maravilhoso! 

Quando o cliente chega com menos objeções, é preciso dedicar menos esforços no processo de vendas. E como você sabe, tempo é dinheiro! 

2) Seres humanos são seres sociais 

Já dizia Aristóteles: “Somos animais sociais”, e isso quer dizer que andamos sempre em grupos e desejamos ser aceitos por esses grupos. Assim, as chances de o seu cliente conhecer outras pessoas que se encaixem nas características do seu perfil de cliente ideal são enormes! 

Ou seja, apostar nas vendas por indicação é uma forma fácil de se comunicar com o seu público-alvo sem grandes esforços e de maneira eficiente. 

3) Deixe claro o que você deseja

Por mais natural que seja para os seres humanos fazer indicações, é preciso deixar claro para o seu cliente que é isso que você deseja que ele faça. Lembre-se que os clientes satisfeitos sempre estarão dispostos a indicar o seu trabalho para outras pessoas, desde que você os incentive a fazer isso! 

4) Valorize o seu cliente 

Por fim, mas certamente não menos importante, é preciso valorizar o seu cliente! Clientes satisfeitos são a maior e melhor fonte de crescimento para o seu negócio. 

Não deixe de mostrar que você é grato por ter tido a oportunidade de fazer parte desse momento importante da vida dele. Afinal, construir e reformar são decisões super importantes na vida da maioria das pessoas! 

Você pode usar esse script na hora de pedir por uma indicação: 

“Oi *nome do cliente*, foi realmente um prazer enorme trabalhar com você nesse projeto, e espero que você esteja feliz com o resultado final. É sempre ótimo trabalhar com bons clientes como você! Se conhecer alguém que também esteja precisando dos nossos serviços e puder fazer a indicação, será um prazer ajudá-los também!” 

Se você chegou até aqui, então já percebeu que não existe nada mais valioso para o crescimento do seu negócio do que quando um cliente indica o seu serviço para outra pessoa. 

O cliente que chega até você por meio de uma indicação é um cliente que chega com menos objeções para realizar a compra, e isso é maravilhoso do ponto de vista de vendas e conversões para o seu negócio. 

Quer acabar com as dores de cabeça no processo de obras e entregar a melhor experiência possível para o seu cliente? Acesse o VEJA OBRA e conheça as nossas ferramentas de planejamento e controle de obra de forma 100% gratuita! 

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